Câmpus de Assis
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Ciências e Letras
VII Colóquio da Pós-Graduação em Letras :::
Avisos
24/07/2019 Prazos para pagamento:
COM COMUNICAÇÃO ATÉ 31 DE JULHO
DOCENTES 120,00
PÓS-GRADUANDOS 80,00
GRADUANDOS 50,00

OUVINTES ATÉ 31 DE JULHO
GRADUANDOS 30,00
OUTROS 60,00

Forma de pagamento: depósito identificado
Dados bancários: IEVASA Banco: 033 (Santander)
CNPJ - 44.486.066/0001-09
Agência: 0092 (Assis)
Conta Poupança: 00060.010136-6
Enviar cópia do comprovante para o e-mail: viicoloquio.assis@unesp.br

Prazo para inscrições no Evento e Submissão de trabalhos: de 5 de julho a 15 de agosto de 2019
 
Apresentação

O VII Colóquio da Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP, Câmpus de Assis assinala os 40 anos de criação do Programa, ocorrida em 1979, com o curso de Mestrado. A primeira dissertação foi defendida no dia 23.8.1982. O Doutorado foi instalado em 1984 e a primeira tese foi defendida no dia 16.10.1987. Inicialmente, o Programa contava com três Áreas de Concentração: Filologia e Linguística Portuguesa; Teoria Literária e Literatura Comparada; Literaturas de Língua Portuguesa. Consolidado durante esses anos, o Programa passou por várias reformulações até atingir, em 2003, a configuração atual, com apenas uma Área de Concentração – Literatura e Vida Social – e três Linhas de Pesquisa: Fontes Primárias e História Literária; Leitura, Crítica e Teoria Literária; Literatura Comparada e Estudos Culturais.
Até 2018, foram defendidas 523 dissertações de Mestrado e 305 teses de Doutorado. Na ocasião, o Programa contava com 110 alunos, 54 matriculados no Mestrado e 56, no Doutorado. Como resultado dessa longa atuação, os egressos vêm contribuindo para a constituição de novos programas de Pós-Graduação por todo o País, especialmente nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que confirmou a importância da fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis nos anos 1950 com o objetivo de democratizar e interiorizar a Ciência e a Cultura. Atualmente, o quadro docente do Programa é constituído de 23 docentes.
Dentre as pesquisas desenvolvidas em seu âmbito, podem ser mencionadas:
1) A edição dos cadernos de rascunho de Marcel Proust;
2) A história literária à luz das fontes primárias;
3) A literatura portuguesa em perspectiva;
4) Documentos sobre a formação da literatura no Brasil;
5) Os manuscritos de Antônio da Fonseca Soares/Frei Antônio das Chagas;
6) Resgates literários;
7) A presença do intelectual no romance brasileiro;
8) A prosa na biblioteca escolar: análise das obras de autoria feminina nos acervos do PNBE;
9) Ensino de literatura e formação do professor em Letras;
10) Escritas de si: conceituação e trajetória;
11) Estudos de literatura contemporânea;
12) Ler literatura na escola;
13) Mitos de totalidade e ideologias de ruptura: teorias do espaço e do exílio nas narrativas lusófonas contemporâneas;
14) Narrativas juvenis em três tempos: produção, recepção e mediação;
15) O processo de construção de identidades de professores de literatura: um estudo a partir do referencial teórico da análise do discurso;
16) Ofício de escritor: o projeto literário de José Saramago;
17) Práticas de letramento, multiletramentos e ensino de língua/literatura: reflexões em contexto de formação docente;
18) Ressonâncias e dissonâncias em meio ao coro da Belle Époque: uma leitura da modernidade em Augusto dos Anjos e Pedro Kilkerry sob os prismas do sublime e do grotesco;
19) As adaptações dos mitos literários hispânicos no cinema e na literatura infanto-juvenil;
20) Cultura popular e tradição oral: vertentes;
21) Estudos culturais na literatura latino-americana;
22) Literatura e memória;
23) Literatura e mulher: representação e autoria;
24) Literaturas africanas de expressão portuguesa: leituras comparadas;
25) Memória e história na representação literária e audiovisual na fronteira entre a Itália e a antiga Iugoslávia;
26) Organização, classificação e catalogação do acervo de literatura de cordel – CEDAP; 27) Presença da França no Brasil: o diálogo intertextual como procedimento literário;
28) Recriações de mitos literários, adaptações e novas perspectivas de leitura de obras canônicas e não canônicas das literaturas de língua portuguesa e espanhola.
Cabe recordar ainda que o Programa tem procurado difundir regularmente a produção tanto de seus alunos como de seu corpo docente. Para isso, cumprem papel relevante os eventos científicos anuais, ou seja, o Seminário de Estudos Literários, realizado nos anos pares, e o Colóquio da Pós-Graduação, realizado nos anos ímpares. Além disso, o Programa é responsável pela publicação de Miscelânea: Revista de Literatura e Vida Social, que se encontra em sua edição de número 24, sendo classificada no estrato B2 do Qualis/CAPES.
Com esse breve histórico, pretende-se destacar a importância que o Programa assumiu ao longo de sua história, o que se procura comemorar com a realização do VII Colóquio. Nesse sentido, o evento, mais do que homenagear o Programa, procura colocar em prática o que justifica a sua existência: proporcionar uma reflexão atualizada sobre os estudos da área de Letras nesse momento preocupante para as ciências no Brasil, particularmente para as Ciências Humanas. Assim, para assinalar o aniversário de 40 anos do Programa de Pós-Graduação da UNESP de Assis, propomos, além das costumeiras sessões de comunicação e de debate de projetos de pesquisa dos alunos, conferências e mesas que tratam da pesquisa em Letras e Linguística, a saber: estudos sobre a poesia e a narrativa contemporâneas, manuscritos literários e críticos, tradução literária, estudos comparados, imprensa e literatura, ensino de literatura, além de uma especial reflexão sobre as boas práticas em pesquisa.
Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esse espaço para aprofundar seus conhecimentos na área e manter contato com os diversos pesquisadores que nos honram com a sua presença.

Assis, junho de 2019.
Comissão Organizadora
 
Apoio/Realização

Programa de Pós-Graduação em Letras


Departamento de Literatura


IEVASA

Instituto de Estudos Vernáculos “Antonio Soares Amora” 

 


 
2 usuário(s) Online.