
O Curso de Pedagogia, oferecido pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília-SP, com suas 3 turmas anuais é o maior polo de formação de professores da região. A Jornada Pedagógica, que em 2016 estará na sua 16ª edição, tem se constituído como um espaço para a reunião de professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e gestores, alunos da graduação e pós-graduação, além de pesquisadores interessados em aprofundamento de questões relacionadas à formação de professores e ao cotidiano pedagógico, constituindo-se um espaço aberto para discussão sobre a Formação de Professores. Dessa forma e buscando a formação consistente, a Jornada Pedagógica é um evento científico de natureza didático-pedagógica, promovido pelo Conselho de Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marília, contando nesta edição com a parceria do Departamento de Educação da UNESP - Campus de Assis/SP. Com essa parceria, a proposta é que a discussão percorra outros âmbitos da formação de professores, contemplando os diversos cursos de licenciatura da própria Universidade Estadual Paulista e de outras faculdades e universidades empenhadas nesta formação diante de uma atualidade mais exigente e que integra a formação do professor diante das novas tecnologias e o valor da inovação em meio às áreas da educação.
O curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília, tem sua história educacional marcada pela trajetória comprometida com a formação profissional crítico-reflexiva sobre o papel do educador na sociedade, na intenção de que seus/suas alunos/as compreendam a realidade educacional brasileira e, assim, tenham condições de nela intervir e responder aos anseios e necessidades do campo profissional da educação e da população por ela servida, sobretudo na escola pública.
A formação oferecida pelo curso de Pedagogia nessa instituição, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico atual, tem como marca característica uma visão de educação para a transformação social, tendo a escola como um importante meio para sua efetivação. Assim, propõe-se a formar: o/a professor/a como “profissional do ensino” que exerce e responde pela educação desenvolvida no âmbito da escola e, também, o/a especialista da educação que deverá atuar como diretor/a de escola, supervisor/a de ensino, coordenador/a pedagógico e orientador/a educacional. Toda essa formação firmada por meio do ensino, pesquisa e extensão, favorecendo o aprendizado profissional vinculado ao ambiente real das escolas, por meio dos estágios, este sendo o espaço onde cada estudante verifica o terreno da escola, observa e atua como agente importante para a formação dos que iniciam a educação formal.
Em 2016, a matriz curricular atual do nosso curso completará 10 anos constituindo-se um momento importante para uma avaliação do próprio curso, bem como a interlocução com outras experiências existentes na formação de professores. Vale ressaltar que neste momento o curso também teve parecer favorável do Conselho Estadual de Educação no que tange à Deliberação 111/2012, correspondendo a exigências sobre a formação do professor e sua melhor compreensão da realidade, bem como desempenho com relação à Língua Portuguesa, Matemática e outras linguagens que sofrem defasagem na Educação Básica e são importantes para sua atuação em sala de aula. Todos os educadores, em suas diversas áreas de atuação nas escolas devem aprimorar seu ensino de acordo com as novas tecnologias, inovando efetivamente a educação formal e cumprindo uma educação da atualidade e para a atualidade.
Esta 16ª edição da Jornada Pedagógica pretende ultrapassar o seu caráter regional, tendo em vista que haverá a participação de palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente que desenvolverão o tema principal do evento: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Na conferência de abertura, “Revezamento entre Teoria e Prática na Formação de Professores” o professor Dr. Silvio Gallo versará sobre as possibilidades de uma atuação que vai além dos limites burocráticos e obrigatórios na formação de professores no que tange ao estágio. Seu pensamento sugere um revezamento entre Teoria e Prática, tratando-as como dimensões que são passíveis de ser separadas, somente para um maior entendimento de suas características particulares; no entanto, a formação e atuação do professor compreende uma integralidade que não permite separação, mas uma vivência constante, onde uma visita a outra para que as disposições do trabalho sejam efetivas e alcancem os objetivos traçados a partir de disposições mais profundas.
Na Mesa Redonda “Experiências de Formação de Professores em França, Cuba e Espanha e as possibilidades de fortalecimento da Formação no Brasil”, teremos a participação do Professor Dr. Max Butlen, relatando sua atuação na Formação do professorado francês. Na França, nos últimos anos, ocorreu a estruturação dessa formação e fortalecimento a fim de que as pessoas formadas em variadas áreas pudessem ter a formação acadêmica em licenciatura e, assim, atuarem na educação. O professor Dr. Roberto Valdés Puentes, com suas experiências em Cuba e Espanha também poderá contemplar nosso público com as estruturas de formação de professores nesses países. A atuação do estudante no terreno da escola é condição fundamental para um primeiro fortalecimento em sua formação, o que deve ocorrer de forma consistente e um acompanhamento constante.
Outro momento importante será a discussão sobre “O estágio Supervisionado Curricular no curso de Pedagogia e demais cursos de Licenciatura”. Com a presença das professoras Flávia Sarti e Maria da Assunção Calderano será possível tratar da articulação na formação dos professores no que se refere às dimensões Teoria e Prática e a importância da atuação dos estudantes no momento do estágio obrigatório e em outros momentos possíveis de atuação em ambientes escolares.
Com a fala de Daniel Ríos Muñoz, será possível pensar sobre “Avaliação e Gestão Educacional na Formação de Professores” como forma de maior compreensão do espaço da escola como ambiente a ser cuidado e organizado a fim de que a aprendizagem seja contemplada o mais coerente possível com a realidade de cada criança e jovem. A escola é o espaço principal, formal e especial de formação que integra cada indivíduo na sociedade que temos hoje.
Atualmente, como testemunhas de um trabalho profícuo, desejamos um debate e manifestação positiva com relação às atividades desenvolvidas com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outras práticas inovadoras que motivam o valor da educação como condição de formação que busca integrar o currículo formal com a vida e o cotidiano dos estudantes, sobretudo daqueles que estão na formação básica ou superior acompanhando tais inovações e novas possibilidades de formação. Esta mesa contará com a “Discussão sobre as (im) possibilidades de Formação de Professores no Brasil”.
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