 O Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP, Câmpus de Assis, estará realizando, de 26 a 28 de setembro de 2018, o XVI SEL - Seminário de Estudos Literários, dedicado a uma indagação recorrente no universo literário, a exemplo da pergunta crítica e política "Literatura para quê?", a qual, em 2007, norteou a aula inaugural de Antoine Compagnon no Collège de France. Frente à redução do espaço da literatura no mundo, as respostas àquela pergunta buscam afirmar o valor da literatura como fiel depositária da experiência humana, o que a torna, segundo afirma Antonio Candido, um direito humano essencial.
Sob a responsabilidade da linha de pesquisa Leitura, Crítica e Teoria Literária, que se caracteriza pelo estudo de gêneros literários, abordagens críticas e trabalhos sobre a recepção literária, o XVI SEL propõe como eixo temático principal a reflexão sobre por que e como tratar de literatura em nossos dias, por meio da discussão sobre o alcance da consideração crítica de autores e da leitura em sua dimensão institucional e mercadológica, para sondar estratégias de reafirmação das funções da literatura.
O XVI SEL será constituído de conferências, mesas-redondas, simpósios e debates de projetos. Considerando que as comunicações serão apresentadas em simpósios, convidamos, inicialmente, os interessados a encaminhar proposta, em conformidade com as normas apresentadas a seguir.
|