Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 10110
Autor: SÉRGIO MAURO ROMAGNOLO
Categoria: Pôster
Título: RESIDÊNCIA L.O.T.E. NA FAZENDA SERRINHA
Tema: Cultura
Resumo: Introdução
O Projeto de Extensão "L.O.T.E. - Lugar, Ocupação, Tempo, Espaço" propõe um processo contínuo de socialização e vivência em Arte e Arte/Educação, com projeto de residência em comunidades externas à UNESP, que será produzido em parceria com o Festival de Arte da Serrinha.
Objetivos
O projeto propõe uma estratégia de transmissão de conhecimento para a comunidade (populares, estudantes e professores de ensino fundamental e médio) através de residências artísticas e educativas. No transcorrer do ano, serão promovidos encontros preparatórios para as residências, discutindo conteúdos e práticas para os workshops, palestras e oficinas do projeto, nas vertentes de produção artística e ensino de arte, numa perspectiva de explorar o viver e o aprender simultaneamente.
Metodologia
O projeto alterna entre as diversas vertentes metodológicas. No plano histórico-hermenêutico, prevê um estudo dos movimentos e fenômenos artísticos que discutem e colocam em xeque as questões de espaço e tempo na Arte, com pesquisas bibliográficas visando a produção de textos e preparação de aulas/mini-cursos de caráter prático ou teórico. No plano empírico-analítico, propõe-se aos estudantes uma vivência e pesquisa em campo através de ações em espaços externos ao contexto universitário, no sentido de conhecerem o meio da Arte e do ensino de Arte num embate com a realidade a ser transformada com o compartilhamento do conhecimento adquirido na Universidade em equilíbrio com o conhecimento advindo do próprio campo no qual atuam. Por fim, no plano teórico-crítico, propõe-se uma produção em reflexão-ação e/ou ação-reflexão numa perspectiva emancipadora e filosófica em relatos e artigos reflexivos sobre a própria vivência. Neste projeto não privilegiamos nenhum tipo de hierarquia entre as metodologias, considerando-as complementares umas às outras.
Resultados
Com viagens temáticas anuais, propiciar aos estudantes de Artes do Instituto e externos: 1) aprendizado in loco com ações de ocupação artística e arte-educativa de espaços urbanos e/ou naturais; 2) aprendizado conceitual sobre Ocupação de espaço, em encontros com experts e artistas renomados sobre o assunto e nessa forma de arte nos próprios locais escolhidos para viagem; e 3) uma experiência em Arte-Vivência através da participação em eventos com esse perfil, envolvendo-os em situações específicas ao deslocá-los para locais específicos, em imersões que os preparem para o enfrentamento com o meio artístico e educativo. Consideramos que o investimento a ser feito nessa extensão nos habilite a oportunizar às regiões nas quais serão realizadas as residências (aos estudantes, professores e moradores) o acesso ao conhecimento e aos métodos de arte/educação através de um compartilhamento enriquecedor para todos.
Palavras Chave: Arte-Vivência Arte-Educação Ocupação Residência
N.º Autores: 1
  VALENTE, AGNUS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SPANIOL, JOSÉ
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |