| VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia - Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potência da vida na educação ::: |
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Download do Arquivo |
| Trabalho N.º |
30353 |
| Autor: |
LUCIA PEREIRA LEITE |
| Categoria: |
Texto completo |
| Título: |
A CONCEPÇÃO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA SENDO SUPERADA PELO ENTENDIMENTO BIOLÓGICO OU METAFÍSICO |
| Tema: |
Educação filosófica e/ou aprendizados com a diferença |
| Resumo: |
O movimento contemporâneo em prol de uma sociedade inclusiva requer uma revisão dos paradigmas sociais, a fim de ressignificar os caminhos percorridos pelos grupos menos favorecidos para obter acesso ao ensino superior. Políticas voltadas para a participação social das minorias têm sido promulgadas, para reconhecimento da diversidade, por exemplo, para pessoas com deficiência. Concepções podem ser interpretadas como compreensões de sujeitos a respeito de determinados fenômenos. Conhecer o contexto universitário enquanto concepções e ações é importante ferramenta para se entender práticas sociais e a validação de políticas públicas dentro desse cenário, posto que a compreensão sobre o fenômeno pode ser facilitador para a maneira que se lidará com ele, e entendendo que o conceito sempre orienta alguma ação coerente a ela. O objetivo do presente trabalho é abordar sobre a elaboração e aplicação de uma escala em contexto universitário que visa identificar possíveis concepções sobre deficiência em ambiente multicultural. A Escala de concepções de deficiência (ECD) é um instrumento elaborado para identificar as principais concepções atreladas aos diversos contextos de instituições sociais letrados, buscando-se identificar concepções que podem orientar práticas e ações inclusivas ou não, dentre as concepções está a metafísica, biológica e social. O instrumento foi elaborado por uma equipe de pesquisadores que contou com a participação dos seguintes países: Brasil, Cuba, Espanha e Portugal. O processo de elaboração da escala compreendeu validações por etapas e coparticipação de pesquisadores internacionais e resultou em um instrumento multicultural, ainda, em âmbito nacional o instrumento passou por uma aplicação piloto em uma universidade privada do interior paulista com a participação de 623 universitários, como validação qualitativa. Os dados indicaram uma forte tendência a uma concepção biológica e metafísica da deficiência, o que pode prejudicar ações voltadas para o meio social, tais como práticas mais inclusivas. |
| Palavras Chave: |
Deficiência - Universidade - Escala de Concepções. |
| N.º Autores: |
1 |
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OLIVEIRA, TAIZE
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" |
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