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Faculdade de Medicina
II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS :::
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Trabalho N.º 08999
Autor: SABRINA MAGOSSI MAINARDI
Categoria: Oral
Título: TRIAGEM: O BENEFÍCIO DO PRIMEIRO CONTATO PARA O PACIENTE E PARA O ESTAGIÁRIO.
Tema: Geral
Resumo: O serviço de triagem na clínica-escola do curso de Psicologia da UNESP/Assis faz parte de um projeto de extensão e se apoia na prestação de serviço à comunidade. Tem como objetivo: a) a realização da triagem da demanda, concretizando uma avaliação inicial do caso, buscando esclarecer um diagnóstico e uma definição do encaminhamento a ser dado e assim, diminuindo a fila de espera; b) o acompanhamento dos encaminhamentos; c) favorecer o treinamento do aluno na prática profissional e na escuta clínica. O serviço de triagem é realizado pelos alunos do 4º e 5º anos do curso de Psicologia da UNESP/Assis que disponibilizam horários para realizarem a primeira e as demais entrevistas necessárias. A secretaria do CPPA agenda horário, sala, paciente e estagiário. O aluno, na primeira entrevista, acolhe o paciente, ouvindo o motivo da sua procura pelo atendimento e esclarecendo que se trata ainda de um processo de triagem, na qual já faz algumas intervenções. Após essa primeira entrevista, o aluno passa por supervisão em que são discutidos: o que aconteceu na sessão, como o aluno se sentiu e as percepções que ele teve sobre o paciente. Quando a demanda fica clarificada inclusive para o paciente, o encaminhamento é realizado. Não existem números prefixados de entrevistas em cada etapa. Em média são realizadas 300 triagens por ano, com cerca de 40 alunos envolvidos em cada ano. No ano de 2012 foram realizadas 290 triagens. A maior procura se deu por atendimento a adultos (59%) e adolescentes correspondeu a menor procura (8%).Os meses em que as realizações da triagem foram mais intensas foram o de março, com 26% do total de entrevistas; e agosto, com 16% das entrevistas. O maior índice de entrevistas nesses meses pode ter relação com o fato dos alunos estarem retomando suas atividades após as férias e realizarem então mais triagens. A maior procura foi realizada pelo sexo feminino, correspondendo a 65% e somente 35% foi correspondente à busca de atendimento realizada pelo sexo masculino. A maioria das queixas dos pacientes foi por: dificuldades nos relacionamentos interpessoais; ansiedade/insegurança e dificuldade no controle dos impulsos; depressão/tristeza. Com a implantação do serviço de triagem no CPPA, houve uma grande diminuição da fila de espera, uma melhora no acolhimento e um encaminhamento mais específico, devido à escuta da queixa e a identificação da demanda durante as entrevistas de triagem. Pontos estes que favoreceram tanto o CPPA, pois o serviço ajudou na organização do mesmo, quanto à população que o procura, devido ao rápido atendimento. Os alunos da clínica-escola se beneficiam do projeto devido ao contato que realizam com os mais diversos tipos da população, pois o paciente, na primeira entrevista, é o paciente inesperado. O primeiro contato com a prática também se torna essencial para a formação do futuro psicólogo, diminuindo as fantasias dos estagiários ao entrar em contato com a sua futura realidade, além da evolução profissional dos alunos à medida que atendem e recebem o suporte das supervisões, em que podem colocar em prática sua teoria e aprimorar a escuta clínica. O projeto conta com uma verdadeira e intensa disposição interna dos estagiários para escutar, confortar, solidarizar-se com o sofrimento trazido pelo outro, aliada com a formação teórica. Possibilita um espaço de escuta diferenciado sem a presença de pré-conceitos, aberto ao outro e às possibilidades em que ele possa interagir o que sente com o que fala e com o que se cala. Dessa forma, esse processo oferece ao estagiário o contato com diferentes tipos de paciente, seja quanto à idade, ao gênero e às mais diversas queixas. Oferece também aos pacientes um acolhimento que pode gerar uma diminuição de sua angústia e/ou sofrimento, além de ser possível realizar pesquisas quantitativas e qualitativas sobre as demandas que podem nortear as ações em busca da melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.
Palavras Chave: clínica-escola, estagiário, triagem.
N.º Autores: 4
  ARAI, RENATO YOSHIO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  BARROS, MELINA NAYLA POMPEU
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SIQUEIRA, RANYELLA CRISTINA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  ROSA, HELENA RINALDI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  VALENTE, MARIA LUISA LOURO DE CASTRO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
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