Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
II FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA FCL UNESP ASSIS :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09005
Autor: NATÁLIA CHAVES PICOLO
Categoria: Oral
Título: PROJETO DE EXTENSÃO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR: IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Tema: Geral
Resumo: Cursinhos pré-vestibulares são projetos de extensão já institucionalizados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), a qual mantém vinte e três unidades oferecendo esse atendimento à população. Trata-se de uma preocupação bastante relevante, tendo em vista as dificuldades que alguns setores da sociedade encontram ao pleitearem o acesso à universidade pública. Os projetos são coordenados por docentes da Instituição e as aulas são ministradas por alunos bolsistas dos cursos de graduação das unidades. Os beneficiários são, em sua maioria, egressos do Ensino Médio, oriundos de classes menos favorecidas, que aspiram ingressar em um ensino superior de qualidade. Entretanto, vários fatores, de ordem interna ou externa, estão correlacionados com o desempenho tanto dos alunos quanto dos professores dos cursinhos, influenciando diretamente os resultados. O presente estudo tem como objetivo discutir o papel do projeto no contexto socioeconômico da região de Assis, a partir de relatos de experiências de professores, alunos e secretários do Projeto de Extensão Cursinho Pré-vestibular Primeira Opção, da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP, a fim de avaliar, a partir dessas reflexões, as implicações didático-pedagógicas que estão refletidas no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram gravados alguns depoimentos de participantes, durante o primeiro semestre de 2013. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa e discutidos nas reuniões pedagógicas, que ocorrem quinzenalmente, entre o corpo docente e a coordenação do projeto. A análise foi fundamentada em uma perspectiva vygotskyana que considera os planos filogênicos, ontogênicos, sociogênicos e microgênicos para a construção do conhecimento, em uma abordagem interacionista. Os resultados mostraram que esses planos, refletidos nos depoimentos dos participantes, têm implicações diretas na pedagogia que adotam os professores do cursinho e no desempenho dos alunos
Palavras Chave: cursinhos pré-vestibulares; projeto de extensão
N.º Autores: 1
  RUFINI, GABRIEL BARBIERI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  CRUZ, VICTOR BARROSO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |