Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09695
Autor: NAJLA FREITAS FAUZE BAZZI
Categoria: Pôster
Título: "TRANSFORMANDO CRIANÇAS EM AGENTES PROMOTORES DE SAÚDE": UMA EXPERIÊNCIA DENTRO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA INFANTIL (CCI)-FOA-UNESP.
Tema: Saúde
Resumo: A educação é fundamental para despertar nas pessoas o interesse em manter saúde. Deste modo é importante a introdução da educação em saúde e cuidados com a higiene bucal nos primeiros anos de vida escolar. Para isso é necessário conscientizar a criança no seu papel no processo de promoção de saúde, pois o aprendizado só se realiza através do desencadeamento de forças motivadoras.
O projeto "Transformando crianças em agentes de promoção de saúde bucal", visa à aproximação da Universidade com serviços públicos de educação e a comunidade. O centro de convivência infantil (CCI) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-Unesp faz parte deste projeto e oferece educação gratuita a filhos de funcionários, de docentes e discentes, com idade que varia entre 3 meses e 5 anos e 11 meses.
Os objetivos visados pelo programa incluem ajudar a desenvolver o domínio cognitivo, afetivo e psicomotor da criança; promover saúde bucal; e possibilitar aos alunos da graduação conhecer as condições de saúde bucal dessa parcela da população, através de atividades educativo-preventivas, estabelecendo a promoção, manutenção e motivação da Saúde Bucal nessas crianças.
As atividades consistem em: recreações, atividades lúdicas, escovação supervisionada, palestras explicativas, motivando as crianças com o intuito de formar promotores de saúde. As crianças são observadas com mais atenção e a possibilidade de promover atividades individuais torna-se real. Durante os encontros foi estabelecido "O ajudante do dia", onde ocorre a escolha aleatória de uma das crianças para que esta acompanhe as atividades de saúde bucal daquele dia. Isso faz com que aguce o interesse e a vontade de se relacionar com o assunto e promover a saúde bucal em casa e na comunidade em que reside. Juntamente com essa atividade, promove-se higiene bucal considerada satisfatória. Além disso, o projeto promove a integração entre alunos de graduação, pós-graduandos e professores criando a oportunidade em vivenciar uma experiência jamais adquirida com base em leitura de trabalhos e artigos, a convivência com as crianças proporciona um olhar mais humano e sensível.
Palavras Chave: Educação Saúde Crianças
N.º Autores: 4
  GARBIN, CLEA ADAS SALIBA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  FAGUNDES, ANA CAROLINA FREIRE
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  AHERN, DIEGO COSTA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SALIBA, NEMRE ADAS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  ROVIDA, TANIA ADAS SALIBA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |