Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09854
Autor: YURI TASSO GOMES
Categoria: Apresentação Oral
Título: GINÁSTICA SE APRENDE COM BRINCADEIRA E ARTE
Tema: Saúde
Resumo: INTRODUÇÃO
O esporte é um agente importante no processo de socialização de crianças, influenciados pelos familiares, professores, técnicos e amigos. A transmissão desse patrimônio cultural da humanidade, o esporte, deverá ocorrer procurando-se adaptar o nível de atividade ao estágio de desenvolvimento da criança. Portanto, deve-se discriminar os elementos fundamentais para motivar o aprendiz à prática esportiva, para ser um agente transmissor dos valores educacionais que contribuam com seu desenvolvimento global. Diante desse cenário, o presente projeto se propôs a oferecer conhecimento teórico e prático, para crianças entre 4 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, sobre a modalidade esportiva de Ginástica Artística. Por meio da Ginástica Artística, desenvolver ações que contemplam as necessidades de educação, saúde, desenvolvimento motor, integração social, que favoreçam o desenvolvimento bio-psico-social e a melhoria de sua qualidade de vida.
MÉTODOS
Este projeto consiste em envolver professores, alunos e comunidade, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre a o Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Campus Bauru. As atividades foram desenvolvidas no período da tarde, para crianças entre 4 e 10 anos de idade. O critério de inclusão no projeto foi a frequência escolar e que residam em Bauru - SP. O presente projeto atendeu crianças, do sexo masculino e feminino, divididas em faixas etárias de acordo com a idade (4, 5 e 6 anos de idade) (7, 8, 9 e 10 anos de idade). As aulas serão determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Inicialmente o principal objetivo dessas práticas foi contribuir com o desenvolvimento motor dos padrões fundamentais de locomoção, equilíbrio e manipulação. Posteriormente, com a participação nos programas de iniciação esportiva ampliou-se o aprendizado das habilidades específicas em diversas modalidades. Os conteúdos da Ginástica foram atribuídos mediante dois estágios. O primeiro denominado de Estágio de Preparação Pedagógica subdividido em dois níveis: Nível 1: (4, 5 e 6 anos de idade) e Nível 2: (7 e 8 anos de idade) e o segundo Estágio de Preparação Esportiva (9 e 10 anos de idade).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O referido projeto atendeu na Praça de Esportes do Departamento de Educação Física, Campus UNESP/Bauru, aproximadamente 30 crianças, de ambos os sexos, entre 5 e 12 anos de idade. Pertencentes das Escolas da Rede Pública e Privada, filhos de funcionários e professores da UNESP e da comunidade local. No início do segundo semestre de 2012 o projeto "Ginástica se aprende com brincadeira e arte" também foi implantado no Centro de Convivência Infantil "Gente Miúda" (CCI) e atendeu 20 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 5 anos de idade. Em ambos os locais, as aulas foram ministradas duas vezes por semana, com duração de sessenta minutos cada sessão. As turmas foram determinadas e orientadas por faixa etária, favorecendo as questões lúdicas por intermédio de atividades recreativas. Pode-se considerar que, praticar e aprender Ginástica Artística são ações estreitamente relacionada de uma atividade livre, alegre, agradável e divertida. Ao final do projeto, no mês de dezembro, foi realizado o I Festival de Ginástica Artística do Projeto e oportunizou a todos os pais e familiares presentes, integração e observação da demonstração das habilidades apreendidas pelas crianças no decorrer do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Baseado nos fatos referidos, a implantação do Projeto Ginástica se aprende com brincadeira e arte, proporcionou às crianças, condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. Contribuiu também, nas interações e convivência com a comunidade, marcando valores de cooperação, dignidade, respeito e garantindo a efetivação dos direitos de cidadania.

Palavras Chave: ginástica artística iniciação esportiva crianças
N.º Autores: 4
  BARRETO, PATRÍCIA MARQUES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  GONÇALVES, TIAGO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SASSAKI, PAULO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SOARES, VAGNER
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  VERARDI, CARLOS EDUARDO LOPES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |