Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09878
Autor: ANA JÚLIA SILVA TEIXEIRA
Categoria: Pôster
Título: O PROJETO PARTICIPATIVO DO CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO SANTA TEREZINHA EM SÃO LUIZ DO PARAITINGA SP.
Tema: Espaço Construído
Resumo: INTRODUÇÃO
O Programa Unesp para o Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga é um projeto de extensão desenvolvido por diversos campus da Unesp. A partir da Gestão do Plano diretor Participativo, se instalou um processo aberto de discussões junto à população, buscando o desenvolvimento de uma cidade sustentável, saudável e justa. O trabalho faz parte do oferecimento pela Unesp de Bauru de "assistência técnica pública e gratuita", conforme Lei Federal 11888/2008 e Estatuto da Cidade, para a população do bairro Santa Terezinha em São. Bairro este que por esta atuação de extensão e pesquisa, já foi beneficiado como Zona Especial de Interesse Social e assim, já vem recebendo de forma prioritária, atenção pública à sua infra-estrutura, regularização fundiária, melhorias habitacionais, programas sociais e equipamentos públicos diversos.
OBJETIVO
Relatar os resultados do processo participativo de concepção dos projetos urbanísticos e de arquitetura para o espaço destinado ao centro comunitário do bairro. Busca uma melhoria na qualidade de vida de seus habitantes através da arquitetura, permitindo o desenvolvimento da participação coletiva, a conquista de direitos já consagrados e a busca do desenvolvimento saudável e sustentável através da melhoria dos ambientes físicos e sociais.
MÉTODO
No bairro ocorreram diversas reuniões participativas para a discussão e desenvolvimento de um projeto voltado para a transformação social, indo muito além de uma concepção individual do arquiteto. Foram realizadas etapas de aproximação, discussões sobre as prioridades do programa e apresentados estudos projetuais visuais.
O bairro recebeu da antiga gestão política a doação feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional da estrutura e cobertura metálica que cobria a obra de restauro da Capela das Mercês. Essa estrutura, por decisão coletiva, está sendo usada para o projeto do centro comunitário. Foram elaboradas pesquisas sobre o que falta no bairro e o que a população esperava encontrar no centro comunitário. Foram elaborados vários projetos que foram discutidos entre o grupo e a comunidade e aperfeiçoados para que chegasse a uma proposta coletiva final na gestão política passada. Projeto esse que incorporou as preocupações de segurança, visibilidade, busca de convivência coletiva, possibilidade de oficinas geradoras de emprego, espaço polifuncional de atividades e etc..
RESULTADO
É um projeto final moldado e pensado em conjunto com a comunidade e os bolsistas que é levado diretamente para a prefeitura (responsável pela contrução do mesmo). A construção dessa área de convivência servirá como exemplo da eficiência do processo participativo de discussões adotado, além de garantir aos moradores do Santa Terezinha um local para prática de atividades diversas
Palavras Chave: Projeto
N.º Autores: 0
 
| Página Inicial do Evento |