Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09886
Autor: MARIANA DE TOLEDO MARINHO
Categoria: Pôster
Título: BOM BURGUER: JOGO DE EMPRESAS PARA O APOIO AO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Tema: Educação
Resumo: Introdução: O processo de ensino aprendizagem deve ser constantemente modificado segundo o perfil dos estudantes e a disponibilidade de tecnologias, visando sempre motivar seu público alvo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são recursos que buscam auxiliar esse ensino, criando ambientes de que favorecem a construção de conhecimentos. Se encaixando nestas descrições, o Jogo de Empresas (JE) Bom Burguer simula o gerenciamento de uma empresa, sintetizando e interconectando conteúdos. Desta forma, este jogo contribui para a aquisição de competências e aprimoramento da formação profissional, por meio de atividades vivenciais, em que se faz a tomada de decisão sem correr risco de causar prejuízos ou danos na organização. Em vista destas vantagens, o Bom Burguer foi utilizado como ferramenta de apoio ao processo ensino aprendizagem, com foco no empreendedorismo, em um Encontro de Tecnologia realizado por uma Instituição de Ensino Superior de Bauru. Participaram deste evento alunos do curso de Design de Moda, Administração, Estética e Cosmética, Gestão de Recursos Humanos e Marketing, totalizando, aproximadamente, 100 alunos. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo utilizar o JE Bom Burguer a fim de incentivar o uso das TICs e auxiliar o desenvolvimento da cultura empreendedora, estimulando o raciocínio lógico e o pensamento empreendedor, em alunos da graduação interessados em desenvolver ou aprimorar suas habilidades na área de gestão de empresas. Pretende-se avaliar também a utilização e o comportamento do sistema. Métodos: Para realizar os experimentos e coletar os dados do sistema, buscou-se observar a dinâmica e o comportamento do jogo, verificando os relatórios sobre seu uso, os problemas encontrados e sugestões de novas implementações, por meio do atendimento aos usuários, treinamento dos tutores e gerenciamento da utilização do JE durante o Encontro de Tecnologia. Além disso, através da observação também se pode analisar o interesse e o desenvolvimento da cultura empreendedora nos alunos. Resultados: Durante o evento, identificou-se o interesse dos jogadores pelo JE, estimulado pela sua competitividade. Por conta do curto tempo do evento, não se pode desenvolver a cultura empreendedora nos indivíduos, porém esse interesse estimulou o aluno a querer conhecer melhor o tema empreendedorismo. Também foram encontrados problemas e identificadas implementações futuras no sistema. Esses resultados contribuirão para solucionar as falhas encontradas e analisar a eficácia do JE Bom Burguer no processo ensino aprendizagem.
Palavras Chave: jogos de empresas bom burguer
N.º Autores: 4
  RODRIGUES, JOSÉ DE SOUZA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  ZAMBON, KÁTIA LIVIA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SCARELLI, ARIANE
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  AMARO, GABRIEL SOUZA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  FEITOSA, JULIANA DA COSTA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |