Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09914
Autor: NELSON CALLEGARI JUNIOR
Categoria: Apresentação Oral
Título: OBSERVAÇÃO DO CÉU NOTURNO POR ALUNOS DA REDE DE ENSINO BÁSICO NO CAMPUS DE RIO CLARO
Tema: Educação
Resumo:
A importância da divulgação da Astronomia na formação dos alunos é fundamental para a formação e engajamento dos jovens na ciência. Tanto pela apresentação de princípios básicos de observação a olho nu, até estudos do Universo, dos astros e suas principais propriedades, essa ciência instiga os jovens e fornece uma grande base, pois se aplicam conceitos de muitas outras áreas tais como Física, Química e Matemática.

O objetivo principal da "Escola dos Astros" é atingir o maior número de alunos, convidando-os a participar de seções de observações astronômica e palestras de temas variados. Os professores também são atendidos, por exemplo, em época da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), com nossas palestras e auxiliando nas dúvidas que surgem antes das provas aplicadas nas escolas.

As palestras que realizamos são focadas tanto no Sistema Solar, explicando desde o Sol, os planetas telúricos e gasosos, a nossa Lua, os outros satélites, passando por asteróides, cometas e missões espaciais, até chegar às galáxias vizinhas e a nossa, falando sobre a imensidão do Universo, sua exploração e nossa localização. Quando realizamos palestras durante o dia, expomos as manchas solares com o auxílio de um telescópio, explicando como manusear o mesmo, e a importância de não se observar diretamente o Sol, o que danifica seriamente a visão. Os alunos ficam maravilhados com a exposição das manchas solares. Nas atividades noturnas, com o céu limpo, os alunos ficam vislumbrados com a quantidade de estrelas, planetas e constelações que observamos, fazendo muitas perguntas sobre o mesmo, principalmente sobre as crateras da Lua, os anéis de Saturno, e os satélites Galileanos quando observamos Júpiter, aglomeradors estelares etc. Quando há um primeiro contato com o telescópio, mesmo de alunos e professores, nos sentimos gratificados com a possibilidade que lhes proporcionar essa primeira experiência, um significado de trabalho realizado.
A "Escola dos Astros" teve início em 2012, e, desde então, atendeu mais de 15 escolas, sendo mais de 1500 alunos se envolvendo com a Astronomia. O Projeto de Extensão Universitária "Escola dos Astros" vêm proporcionando aos alunos de ensino médio, de escolas públicas e privadas, uma experiência ímpar no envolvimento com a Astronomia. A Escola dos Astros pode fazer com que o jovem aluno desperte para o conhecimento, formando em um futuro próximo o seu interesse em ingressar na busca do conhecimento nas universidades brasileiras e até mesmo no exterior.

"Estamos irrevogavelmente em um caminho que nos levará às estrelas. A não ser que, por uma monstruosa capitulação ao egoísmo e à estupidez, acabemos nos destruindo." Carl Sagan
Palavras Chave: Ensino de Astronomia; Observação Astronômica; Astronomia; Ensino de Física; Ensino de Ciências
N.º Autores: 2
  ANUNCITATO MONTEZZO, FABRIZZIO CARLOS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  DE SOUZA DA FONSECA, JOÃO EDUARDO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  GONÇALVES DA SILVA, LEONARDO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |