Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09926
Autor: LUIZ PAULO PEREIRA BARBOSA
Categoria: Pôster
Título: TEC-ÓLEO: LOGÍSTICA E TECNOLOGIAS DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA
Tema: Tecnologia
Resumo: 1 INTRODUÇÃO
O óleo residual de cozinha é um dos resíduos sólidos mais perigosos e danosos ao meio ambiente. Seu descarte incorreto pode acarretar em diversas consequências tais como: a poluição de corpos d'água, afetando o funcionamento dos ecossistemas aquáticos; impermeabilização de solos e percolação nos lençóis freáticos; entupimento de sistemas de esgotamento urbano. Um litro de óleo pode contaminar milhares de litros de água. O Brasil produz cerca de três bilhões de litros de óleos comestíveis (Oil World) e menos de 1% desta quantidade é coletada (Ecóleo). Existe um grande potencial de desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao tratamento e reciclagem do resíduo bem como na logística de captação do mesmo, gerando soluções para a sociedade e preservando o meio ambiente.

2 OBJETIVOS
A partir destas informações o GAIA, Grupo Acadêmico de Iniciativa Ambiental da UNESP Sorocaba, criou o projeto Tec-Óleo com o intuito de minimizar os danos causados por este resíduo no meio ambiente. O projeto está dividido em três vertentes:
»Logística: Aprimoramento da coleta do óleo residual de cozinha na cidade de Sorocaba;
»Tecnologia: Desenvolvimento de tecnologias e métodos para a filtração e reciclagem do resíduo;
»Estudos: Análise do comportamento físico-químico do óleo, utilizando as informações na área de Tecnologia. Criação de uma cartilha informativa.

3 MÉTODOS

3.1 LOGÍSTICA
Será feito um levantamento de locais estratégicos de Sorocaba para a criação de ecopontos, onde a população poderá destinar seu óleo. O resíduo será coletado pela Cooperativa de Óleo de Sorocaba, IESA.
3.2 TECNOLOGIA
Será realizada a construção de um filtro de óleo, tecnologia esta desenvolvida na parceria MIT-ITA-USP-UNESP. Os processos do filtro serão analisados para aprimoramentos e posteriormente este sistema será implementado na cooperativa de óleo. Serão iniciados também os trabalhos de reciclagem na área de biodiesel, buscando alternativas de baixo custo e fácil replicabilidade.
3.3 ESTUDOS
O comportamento físico-químico do óleo será estudado em laboratório para contribuir no desenvolvimento das tecnologias do projeto. A partir dos dados obtidos será criada uma cartilha informativa a ser divulgada para a sociedade.

4 RESULTADOS
Esperamos aumentar significativamente a captação do óleo residual de cozinha em Sorocaba, bem como conscientizar a população diminuindo o impacto do resíduo no meio ambiente.
Com a construção do filtro e suas melhorias, bem como com os estudos do resíduo, buscamos aumentar a qualidade do óleo para posteriormente reciclá-lo. Também pretendemos gerar um processo de reciclagem do resíduo de maneira simples e de fácil replicabilidade, gerando biodiesel. Tanto o filtro de óleo quanto o biodiesel tem o potencial geração de produtos úteis à sociedade.
Palavras Chave: Óleo Residual de Cozinha Tecnologia Biodiesel Logística
N.º Autores: 7
  SUZUKI, LEANDRO UETA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  VILLAS BÔAS, MARCELLA G.
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  TOLEDO, THAÍS LOPES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  FERREIRA, JÚLIA KOURY
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  FRANCISCO, ISADORA BERTINI MARTINS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  KURODA, BRUNO HOTOSHI MURAMATO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  MEDEIROS, PAULA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  ROSA, ANDRÉ HENRIQUE
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |