| 14ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA ::: |
| |
LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link) |
| |
Download do Arquivo |
| Trabalho N.º |
14727 |
| Autor: |
RENATO COELHO |
| Categoria: |
Resumo |
| Título: |
O JOGO DE XADREZ É COISA SÉRIA? A BRINCADEIRA E O LÚDICO NO ENSINO DO JOGO DE XADREZ
|
| Tema: |
Tema Único |
| Resumo: |
Resumo: Através de uma pesquisa participante, buscou-se introduzir o jogo de xadrez entre alunos de uma escola pública de Goiânia, de forma divertida, alegre e historicizada, resgatando elementos lúdicos através das antigas lendas e histórias sobre as origens do jogo de xadrez. As regras do jogo de xadrez foram apropriadas pelos alunos através de contação de histórias (lenda de Sissa), encenações teatrais e brincadeiras. Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo geral a inserção do jogo xadrez numa escola pública de forma lúdica, crítica e historicizada. Para alcançar os objetivos da pesquisa, foram realizadas oficinas de xadrez na escola, realizadas em conjunto com as aulas de matemática, onde introduzimos a lenda e a história do xadrez, bem como a prática e experimentação com o tabuleiro de xadrez, para promoção de uma vivência de forma lúdica, prazerosa e historicizada. Com está pesquisa participante foi possível resgatar o jogo do xadrez na escola pública através de sua lenda e história, demonstrando novas possibilidades criativas no ensino do xadrez escolar, fugindo do ensino tradicional, mecânico e tecnicista vigente. Através de uma abordagem historicizada, lúdica e crítica, pôde-se tornar a aprendizagem do xadrez um momento prazeroso, alegre e divertido, além de promover nos sujeitos envolvidos, uma verdadeira tomada de consciência sobre temas importantes relacionados questões sobre gênero, divisão de classe, racismo, relações de poder e inclusão.
|
| Palavras Chave: |
Jogo de xadrez. Lúdico. Escola. |
| N.º Autores: |
0 |
| |
DUARTE, MARLLOS DE SOUZA
UEG - Universidade Estadual de Goiás |
| |
| | Página Inicial do Evento | |
| |