Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - 1ª Etapa :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09115
Autor: EVANDRO FIORIN
Categoria: pôster
Título: CONSTRUIR ESPAÇOS EM PROL DA COMUNIDADE: A EXPERIENCIA DO NÚCLEO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS E URBANOS - NAU
Tema: Espaços Construídos
Resumo: INTRODUÇÃO

O Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos - NAU da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Presidente Prudente, localizado na unidade Núcleo Morumbi colabora para consolidar o curso de Arquitetura e Urbanismo, reforçando sua inserção social e comunitária, uma vez que sua produção se orienta para a realização de projetos voltados a instituições municipais, estaduais, entidades civis e religiosas, autarquias, fundações, organizações, sem fins lucrativos, comunidades e prefeituras municipais da região do Oeste Paulista, com a finalidade de aprimorar a qualidade de vida da população.

Neste projeto de extensão tem a possibilidade de exercitar a futura profissão em um espaço que permite aos docentes e discentes, bolsistas e voluntários, serem, sobretudo parceiros no desenvolvimento de pesquisas e da concepção projetual. Deste modo, desmistifica a aprendizagem de projeto e estimula uma maior troca de experiências, onde o discente passa a ser um agente importante, pois adquire conhecimentos e responsabilidades. Devemos destacar que esse processo de trabalho considera o perfil do professor de projeto de arquitetura não mais como o projetista de escritório que faz da sala de aula um braço de sua prática profissional, nem daquele perfil de docente politicamente engajado que sobrepõe o tempo da pesquisa ao do projeto, mas cujo resultado nunca sai do papel. O novo professor é, sobretudo, um pesquisador e educador e seu local de trabalho é junto dos laboratórios, dos grupos de pesquisa, dos escritórios-modelo e dos núcleos de extensão, que o possibilita garantir um retorno à comunidade do conhecimento que se produz na Universidade.

Os atendimentos das diferentes entidades são efetivados por meio de parcerias, convênios e termos de compromisso, no entanto buscamos também a participação em concursos nacionais e internacionais de arquitetura e urbanismo promover à visibilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT-UNESP, mesmo quando não resultam em menção honrosa ou prêmio. Da mesma forma buscamos participar de exposições e congressos científicos, com a publicação dos trabalhos de acordo com as políticas editoriais.

Mediante os resultados obtidos até o momento, tais como menções honrosas, premiações e divulgações na mídia especializada impressa e digital, acreditamos que este projeto de extensão tem contribuído para a geração de bons produtos, demonstrando o exequível empenho dos membros envolvidos em solucionar as demandas que nos são atribuídas, já que por dispor de espaço físico e equipamentos o NAU também abraça todos os demais projetos de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT-UNESP.


OBJETIVOS

O Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos tem por objetivo desenvolver projetos de edificações ou de intervenções urbanas para segmentos sociais diversos e busca, a partir de suas elaborações articular e integrar docentes (responsáveis pelo referido projeto de extensão e colaboradores) e discentes (bolsistas e voluntários) com a prática da atuação profissional.

MÉTODOS

Além da manutenção, organização e funcionamento do espaço físico, cinco dias por semana, as atividades do Núcleo de Projetos Arquitetônicos giram em torno do feitio de projetos de arquitetura e urbanismo em fluxo contínuo. Apesar das atividades de elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo terem variáveis cronogramas dependendo da demanda, o NAU tem como prerrogativa o desenvolvimento de, no máximo, dois projetos por bimestre, para que não haja prejuízos nos prazos de entrega.

Os dois bolsistas do núcleo desenvolvem às atividades projetuais supervisionadas pelos docentes, realizando levantamentos e pesquisas necessárias à elaboração de cada proposta e organização dos grupos de trabalho envolvendo discentes voluntários. São também responsáveis pelo funcionamento permanente do espaço físico, abrindo-o ao público, recebendo e respondendo mensagens e telefonemas, organizando as pastas, material de desenho e as entradas e saídas de projetos de arquitetura e urbanismo


RESULTADOS

Apesar desse projeto de extensão estar vigente há mais de 05 anos elencaremos aqui apenas as produções mais importantes dos últimos anos três anos, que resultaram em menções honrosas, exposições, catálogos, publicações de artigos científicos e contribuições ao Campus da FCT-UNESP.

Alguns mapas demonstrativos do crescimento da malha urbana de Presidente Prudente foram elaborados, em 2010, a partir da supervisão da professora Cristina Baron, do mesmo modo, a criação do painel expositivo no Prudente Parque Shopping apresentando os principais trabalhos realizados pelo NAU, no ano de 2009. A pedido dos dirigentes da SITRA (Saúde Integral do Trabalhador), sob a coordenação do professor Evandro Fiorin foi desenvolvido o logotipo da entidade; também foi realizado um estudo preliminar para expansão do CCI (Centro de Convivência Infantil da FCT-UNESP). Também foram realizados o projeto para o Museu da Cartografia e o anteprojeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico para o novo bloco de salas de aulas do Discente VII do curso de Arquitetura e Urbanismo, que contou com a colaboração dos professores Cristina Baron, Hélio Hirao, Evandro Fiorin e Fernando Sérgio Okimoto. Com o envio do projeto Casa de Borracha de Pneu, orientado pelos professores Evandro Fiorin e Fernando Sérgio Okimoto, para o Concurso de Tipologias Sustentáveis promovido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) e IAB - SP (Instituto de Arquitetos do Brasil) fomos contemplados com menção honrosa, além de publicação em catálogo e no portal eletrônico Vitruvius.

No ano de 2011 foram encaminhados projetos sob a coordenação do professor Evandro Fiorin, para o 6º Prêmio de Pré-Fabricados de Concreto, promovido pela ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e IAB e para a 9a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, na categoria Escolas de Arquitetura. Houve a participação no Concurso de Esculturas Urbanas da Tetra Pak e a proposta enviada, que contou com a participação do professor Cesar Fabiano Fioriti foi construída e exposta na Praça Victor Civita, em São Paulo. O anteprojeto do bloco de salas de aula do Discente VII foi publicado com o título "Um projeto com a ideia de sustentabilidade: o edifício dos ateliês do curso de arquitetura e urbanismo da UNESP - Campus de Presidente Prudente" no VI Encontro Nacional e IV Latino-Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis em Vitória, Espírito Santo e apresentado na mesma oportunidade na Bienal Sustentabilidade. No Campus da FCT-UNESP foram realizados estudos preliminares para o circuito de caminhada e academia da terceira idade solicitados pela SITRA, readequação e novo layout do espaço físico das salas das seções técnicas de referência e aquisição da biblioteca e dos laboratórios do curso de Física. O projeto da refuncionalização da Antiga Sede da ASA (Associação dos Servidores Administrativos) da FCT-UNESP de Presidente Prudente para o CCI foi elaborado sob a responsabilidade do professor Hélio Hirao. Em complementação ao projeto do Museu da Cartografia foi projetada uma cobertura para acesso lateral e uma escada-rampa de união do prédio Docente III com a Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia. Mediante a solicitação da APLO-UNESP o projeto do bloco de salas de aula do Discente VII foi detalhado. Para o Campus da UNESP de São José do Rio Preto apresentamos um anteprojeto para o Laboratório Interdisciplinar do curso de Pedagogia do IBILCE (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas). Para o Fórum de Presidente Prudente, por solicitação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) desenvolvemos um estudo preliminar para ampliação do estacionamento, com a colaboração da professora Arlete Maria Francisco.

Houve a participação, em 2012, no Concurso do Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires, com a finalidade de promover e estimular a inspiração e inovação na capital Argentina. Para algumas entidades sem fins lucrativos foram desenvolvidos os projetos arquitetônicos da cobertura da Casa de Sopa, em Presidente Prudente e para o Centro de Visitantes do Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, trabalho publicado na Revista Projeto Design. No Campus da FCT-UNESP finalizamos as propostas da pista de caminhada e a academia da terceira idade.

No primeiro semestre de 2013 buscamos elaborar um projeto para a nova sede do Núcleo de Projetos Arquitetônicos e Urbanos, com a intenção de se localizar próximo do bloco de salas de aulas do curso de Arquitetura e Urbanismo, futuro Discente VII, envolvendo um maior número de alunos. Também estudamos propostas para uma Carreta Cultural Itinerante a ser apresentada à Pró-Reitoria de Extensão da UNESP, além do projeto em andamento para uma nova sede da Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção, incluindo claustro, espaço de celebrações e capela, próximo ao Instituto Brasileiro do Café, em Presidente Prudente-SP.
Palavras Chave: Projetos Arquitetura Urbanismo
N.º Autores: 1
  AGUIR, VICTOR MARTINS DE
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  BENATTI, PEDRO HENRIQUE
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
 
| Página Inicial do Evento |