Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09720
Autor: NILSON ROGÉRIO
Categoria: Apresentação Oral
Título: REABILITAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO: DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DE PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Tema: Trabalho
Resumo: Introdução: A Reabilitação Profissional é um processo global que envolve a avaliação, capacitação profissional e encaminhamento de pessoas com deficiência para o Mercado de Trabalho quer competitivo, apoiado ou por conta própria. Objetivo: Identificar, avaliar a capacitar profissionalmente pessoas com diferentes deficiências visando sua inserção no Mercado de Trabalho Competitivo. Considerando a dificuldade de contratação dessas pessoas para o trabalho, foi criada a ASTI (Associação de Suporte ao Trabalho Inclusivo) Projeto de Extensão Universitária executado pelos sub-projetos: 1. Orientação para o Trabalho - objetiva preparar os usuários de ASTI em processo de capacitação profissional sobre conteúdos pedagógicos que não foram aprendidos durante o período em que estiveram na escola; 2. Fluxo do Mercado de Trabalho visa analisar, diariamente, as ofertas de trabalho disponíveis na cidade de Marília. Essa atividade tem como base as análises dos anúncios sobre emprego divulgadas nos Jornais locais impressos em papel, como as informações disponíveis nas instituições públicas e privadas que divulgam, selecionam e encaminham pessoas para o Mercado de Trabalho; 3. Desenvolvimento de Mercado de Trabalho objetiva identificar, junto às empresas e os demais locais de trabalho da cidade de Marília, as funções ocupacionais existentes e divulgadas nas diferentes mídias para a elaboração do Cadastro de Empresa / Instituições e o Cadastro de Funções Ocupacionais; 4. Centro de Reabilitação Profissional da ASTI tem como objetivo a Avaliação e Capacitação Profissional de pessoas com deficiência para as diferentes modalidade de Trabalho. Metodologia: As 42 pessoas com deficiência que ingressaram nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª turmas da ASTI, entre 2010 - 2013, participaram da avaliação social, pedagógica e profissional. Em seguida realizaram a capacitação profissional, no período de 6 meses com ações parte na ASTI, parte nas empresas parceiras. Resultados: Do grupo atendido, 18 deles foram colocados, com vínculo empregatício, em empresas da cidade de Marília, resultado que impactou a visão do empregador e melhorou a qualidade de vida desses indivíduos e seus familiares. Apesar das colocações, foram identificados problemas que dificultaram o processo de capacitação relacionado ao analfabetismo funcional, fator impeditivo para ingresso no mercado de trabalho. Considerações Finais: A demanda reprimida nessa área é significativa o que demonstra a necessidade de contínuas ações em parceria com as empresas e instituições visando a identificação de pessoas com deficiência e a colocação desses indivíduos no mercado de trabalho. No segundo semestre de 2013 a ASTI inicia a 5ª turma para capacitar 10 pessoas, com vínculo empregatício, junto a uma empresa parceira da cidade de Marília.
Palavras Chave: Palavras-chave: Reabilitação Profissional, Profissionalização, Pessoa com Deficiência, Mercado de Trabalho.
N.º Autores: 5
  DEL-MASSO, MARIA CANDIDA SOARES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  MOROSHIMA, ROSA IVETE SHIMURA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SILVA, PAULA RODRIGUES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  CARRASCO, CRISTINA MIRANDA DUENHA GARCIA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  NORONHA, TAUAN TRIDAPALLI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  BASOLI, MERCIA REGINA PAMPANI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |