Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09730
Autor: AMANDA RAFFAELLI TARTARELLI
Categoria: Apresentação Oral
Título: DISTRIBUIÇÃO DE 956 ESTERILIZAÇÕES DE CANINOS E FELINOS DE AMBOS OS SEXOS, NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2013, POR REGIÃO NO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL SP
Tema: Agrária / Veterinária
Resumo: DISTRIBUIÇÃO DE 956 ESTERILIZAÇÕES DE CANINOS E FELINOS DE AMBOS OS SEXOS, NO PERÍODO DE JANEIRO A JUNHO DE 2013,
POR REGIÃO NO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL SP.

TARTARELLI, A.(Bolsista); TUCCI, L. C. T.(Bolsista); CAMPOS, L.W.(Bolsista); LEAL, L. M.(Pós-Graduando Voluntário); PRADA, T. C.(Pós-Graduando Voluntário); MACENTE, B. I.(Pós-Graduanda Voluntária); GUTIERREZ, R. R.(Pós-Graduanda voluntária); TOSTA, P.A.(voluntário); TONIOLLO, G.H.(professor); LUI, J. F.(professor)

Departamento de Zootecnia, Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Jaboticabal (SP).

RESUMO
O excesso de animais das espécies canina e felina nas cidades causa uma série de transtornos à população urbana, como transmissão de zoonoses, riscos com acidentes por mordeduras, arranhaduras, atropelamentos e, consequentemente, prejuízos para a saúde pública. Como ferramenta para amenizar esses problemas tem-se a esterilização cirúrgica que atende a legislação atual, além de propiciar bem-estar aos animais, maior longevidade, impedindo o nascimento de filhotes indesejáveis e sem condição de sobrevivência adequada. Em 2013, caninos e felinos de ambos os sexos provenientes de comunidades de baixa renda foram cadastrados por região e posteriormente encaminhados para o CEAPA/UNESP de Jaboticabal SP (Centro de Esterilização da Associação Protetora dos Animais) para os procedimentos cirúrgicos de esterilização (ovariohisterectomia e orquiectomia). A equipe composta por professores, voluntários formados em medicina veterinária e pessoal de apoio da sociedade civil reuniram-se de duas a três vezes por semana, no período matutino, para realização de cirurgias de esterilização. Nas fêmeas caninas e felinas adotou-se a técnica da ovariohisterectomia tradicional com adaptações, como o uso do gancho de castração. Nos machos, foram utilizadas as técnicas de orquiectomia pré-escrotal em caninos e, escrotal em felinos. De janeiro a junho de 2013, foram esterilizados 956 caninos e felinos de ambos os sexos no CEAPA da UNESP de Jaboticabal. A distribuição das esterilizações ocorreu por região. A região oeste e a leste foram as que apresentaram maior número de animais castrados. As fêmeas caninas e felinas representaram 69% das castrações (658 animais).Para que o projeto de controle de natalidade canina e felina seja bem sucedido é necessário que seja contínuo, sem interrupções e abrangente, dando prioridade às fêmeas férteis e que estejam correndo o risco de serem fertilizadas. Em continuidade aos anos anteriores, somente no primeiro semestre de 2013, a esterilização de 956 animais foi altamente significativa, principalmente quando 69% dos animais eram fêmeas.

Palavras Chave: castração de caninos, castração de felinos, controle populacional animal
N.º Autores: 3
  TUCCI, LETICIA CAMARGO TÓDARO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  CAMPOS, LILIAN W
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  LEAL, LEONARDO MARTINS
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  PRADA, TIAGO CARMAGNANI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |