Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09972
Autor: HENRIQUE CATALANI DE FREITAS
Categoria: Apresentação Oral
Título: DESENVOLVIMENTO DE IDENTIDADE VISUAL E EMBALAGEM PARA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO DA CIDADE DE SÃO CARLOS
Tema: Comunicação
Resumo: O Laboratório de Design Solidário, Labsol, é um projeto de Extensão Universitária do Departamento de Design da FAAC - Unesp Bauru, que tem como proposta central a promoção de ações conjuntas entre o design, o patrimônio cultural do artesanato e o conceito de Ecodesign. O Labsol visitou a produção do sabão Recicla, que situa-se na cidade de São Carlos, anexo ao projeto de Economia Solidária LimpSol, que confecciona produtos de limpeza a partir de resíduos da comunidade próxima.
A manufatura do sabão é feita inicialmente com a coleta de recipientes com óleo de cozinha usado coletados da comunidade; esse óleo é processado de forma a se obter a mistura que dará origem ao sabão, e esta é despejada em moldes feitos de caixas de leite usadas, também coletadas na região. No final da manufatura o artesão corta o bloco de sabão em pedaços menores e os embala para a venda. As caixas usadas como molde tem a sua vida prolongada, estendendo sua utilização de recipiente de leite para uma nova perspectiva de molde para o sabão. Em termos econômicos, o empreendimento também atende aquilo que se chama de Design Social. O óleo advém da comunidade e dele são feitos os produtos que retornam ao público local, revendidos a um preço acessível.
Na visita ao local o processo é quase de todo empírico. O desafio é criar alternativas à apresentação e à embalagem do produto, e nisso encontram-se diversos limitantes. Estudado os valores do Design Gráfico Sustentável, o projeto deve buscar soluções dentro das limitações da produtora. Numa visita ao local observou-se que as peças de sabão são, depois de cortadas em paralelepípedos, embaladas e etiquetadas em um saco plástico transparente bastante simples. A proposta é o desenvolvimento, além de identidade visual e embalagens, de respostas para que esse caso seja tratado como exemplo para os outros: agregar valor a produtos de pequenas produções artesanais sem pecar por excesso e observando valores de sustentabilidade, assim como as eventuais barreiras que a carência financeira coloca.
Buscou-se conceber uma embalagem que reobjetualize o produto. Se antes ele teria um apelo somente econômico-social, tratar-se-á de imbuí-lo de novos valores, agora também turístico e lúdico. Um produto bem apresentado desencadeia também o interesse público, que deverá trazer benefícios ao projeto. Pode-se também cogitar um melhor aproveitamento nos lucros gerados, seja por remanejamento de embalagem e/ou quantidade como pelo preço por si só.
Respeitados os méritos inerentes do Labsol, o trabalho caminha de forma firme dentro da realidade da comunidade. O feedback da mesma representa um pedaço importante na construção de uma verdadeira sustentabilidade que evite uma ação mercadológica que não tenha um suporte legitimamente renovável.
Palavras Chave: labsol, sabão, sustentabilidade, renovável, artesanato
N.º Autores: 2
  GOYA, CLAUDIO ROBERTO Y
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  MULLER, BRUNO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  BLANCO, LARISSA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |