Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 27317
Autor: JULIANA CARBONIERI
Categoria: Texto completo
Título: O EMBRIÃO DA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS: AS PREMISSAS NECESSÁRIAS.
Tema: Teoria Histórico-Cultural e Educação
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a gênese da brincadeira de papéis sociais, atividade dominante da idade pré-escolar. Para tanto, por um lado, demonstraremos como as atividades guias dos períodos anteriores (primeiro ano de vida e da primeira infância) podem fornecer as premissas para o desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais na idade pré-escolar e, por outro lado, discutiremos o papel fundamental do professor na atuação conjunta com as crianças com vistas à promoção do desenvolvimento psíquico infantil. Tal estudo se justifica pelo fato de que, o surgimento da brincadeira de papéis sociais na ontogenia não se dá espontaneamente, mas é devido à educação. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, qualificando a pesquisa como teórico conceitual. Como resultados, temos que no primeiro ano de vida do bebê, a atividade de comunicação emocional direta é responsável por guiar o desenvolvimento psíquico e engendrar a atividade do próximo período. Na primeira infância, tem-se na atividade objetal manipulatória, a guia para que as funções psíquicas se desenvolvam e engendrem as premissas para a brincadeira de papéis sociais, atividade guia do período da idade pré-escolar. Todas essas atividades são dependentes da ação do adulto, que organiza a atividade da criança, promovendo de modo intencional seu desenvolvimento psíquico.
Palavras Chave: teoria histórico-cultural; brincadeira de papéis sociais; periodização do desenvolvimento
N.º Autores: 2
  MAGALHÃES, CASSIANA
UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
  EIDT, NÁDIA MARA
UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
 
| Página Inicial do Evento |