III FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E PAINÉIS ::: |
|
LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link) |
|
Download do Arquivo |
Trabalho N.º |
09513 |
Autor: |
BRUNO LOBATO BONZANINI |
Categoria: |
Comunicações |
Título: |
GINGA- GRUPO DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO E AO ESPORTE |
Tema: |
Educação |
Resumo: |
Coordenação: Prof. Genaro Alvarenga Fonseca
O Grupo Ginga é composto atualmente por estudantes de Serviço Social e História porém é aberto à participação de alunos de todos os cursos de graduação da UNESP de Franca, História, Relações Internacionais, Serviço Social e Direito, permitindo a troca de conhecimentos específicos. Quanto à demanda social, o próprio projeto surgiu de uma necessidade identificada junto às crianças da Vila São Sebastião (bairro da periferia da cidade de Franca), que faziam as aulas de capoeira. Percebeu-se que elas tinham algumas dificuldades na escola e de relacionamento social. A partir daí o projeto se desenvolveu procurando suprir estas necessidades, sempre observando quais são os interesses e dificuldades dos alunos. O objetivo maior do projeto é a promoção da Educação para a Humanização através de um ensino comprometido com o desenvolvimento individual, e desta forma pretende-se despertar a consciência da importância do papel de transformadores de sua própria realidade. Para tanto utilizam-se ferramentas que incitam a curiosidade infantil, a busca incessante pelo conhecimento e por fim chamam atenção para o despertar da consciência de fazer parte daquela realidade, de "estar no mundo e com o mundo". O projeto tem com base de sustentação reuniões de discussão e planejamento onde estudos e leituras são realizadas no intuito de formar continuamente os alunos da graduação que atuam no projeto. Através de atividades, sobretudo lúdicas, o grupo GINGA atua como facilitador do despertar do gosto pelo saber em crianças de até 12 anos. "Ensinar a aprender" é um dos princípios norteadores de nossas atividades, desenvolvidas sempre de modo a promover os valores de respeito, horizontalidade, cidadania e participação. Sendo que o próprio ambiente educacional aqui proposto reflete esses valores que se pretende passar, o que facilita a compreensão por parte das crianças, através do exemplo. A capoeira já foi o principal elemento lúdico utilizado neste projeto, visto que requer para a sua prática o respeito e atenção para com o outro. Atualmente utiliza-se de outros esportes que também transmitem valores humanos.
|
Palavras Chave: |
Ginga educação Humanização horizontalidade ludicidade cidadania valores respeito autonomia |
N.º Autores: |
2 |
|
DIAS, GABRIELA AMARAL
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
|
HANASHIRO, MARIKO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
|
MORAES, MAYARA APARECIDA DE
OUTRAS - Outras instituições não elencadas |
|
| Página Inicial do Evento | |
|