Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09879
Autor: ISABELE BOUTROS MOREIRA
Categoria: Pôster
Título: CRESCIMENTO DAS ÁRVORES EM ÁREA DE REFLORESTAMENTO DO PROJETO JOVEM FLORESTAL EM JABOTICABAL-SP
Tema: Agrária / Veterinária
Resumo: INTRODUÇÃO
O projeto faz parte de um programa de ensino, pesquisa e extensão que busca desenvolver e ensinar técnicas básicas de produção de mudas florestais e reflorestamento por meio de parcerias com instituições de ensino e de produção agroflorestal.
OBJETIVO
Avaliar a taxa de crescimento de espécies arbóreas em uma área reflorestada com participação de alunos da Escola Municipal de Educação Complementar - EMEC de Jaboticabal - SP.
MÉTODOS
O reflorestamento foi realizado em área de preservação permanente de nascente localizada na FCAV-UNESP Jaboticabal-SP em 17-02-2011. Os estudantes do EMEC auxiliaram no plantio de 506 mudas de 80 espécies nativas dos diferentes grupos ecológicos sucessionais (BUDOWSKY, 1965): pioneiras, secundárias e climácicas, em uma área de 2.277 m2 ao redor da nascente. Foram feitas avaliações de altura e diâmetro a 1,3 m do solo - DAP em 12-08-2013, aos 2 anos e meio após o plantio das seguintes plantas: a) pioneiras: 8 cadiúbas; 7 capixinguis; 7 embaúbas; 10 paus-violas; b) secundárias: 8 algodoeiros; 4 farinhas-secas; 5 ingás; 11 ipês-brancos; e 9 saguaragis; c) climácicas: 3 jequitibás-vermelhos; 4 mognos; 8 paus-marfins. Foram calculadas as médias de altura e diâmetro e os respectivos incrementos médios anuais das plantas de cada grupo ecológico sucessional.
RESULTADOS
O grupo ecológico sucessional das espécies pioneiras foi o que apresentou maior média de imcremento médio anual - IMA para diâmetro (DAP = 2,7 cm) e altura (1,6 m). O rápido crescimento é uma característica desse grupo, dando destaque à Candiúba que obteve IMA de 6,5 cm de DAP e 3 m de altura. O grupo ecológico sucessional das espécies secundárias teve um IMA de 1,6 cm para DAP e 1,2 m para altura, destacando-se o algodoeiro com IMA de DAP de 3,4 cm e de altura de 2,1 m. O grupo ecológico sucessional das espécies climácimas apresenta um desenvolvimento mais lento, com uma média de IMA das 15 espécies de 0,7 cm para o DAP e 0,7 m para a altura, com destaque para mogno que apresentou IMA de DAP de 1,3 cm e de altura de 1,2 m.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BUDOWSKY, G. Distribution of tropical american rain forest species in the light of sucessional processes. Turrialba, v. 15, n.1, p. 40-42. 1965.
Palavras Chave: Reflorestamento, Jovem Florestal
N.º Autores: 2
  VALERI, SÉRGIO VALIENGO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  ZEVIANI, CAIO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  CONTIERO, RAFAEL
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |