Câmpus de Botucatu
 
diminuir fonteaumentar fonte Twitter English version Versión en Español ???
 
   
 
Faculdade de Medicina
7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP :::
  LINK para Publicação (Botão direito do mouse - copiar atalho ou copiar link)
  Download do Arquivo
Trabalho N.º 09935
Autor: CAROLINA ANGELO DE OLIVEIRA
Categoria: Apresentação Oral
Título: ALÉM DOS MUROS: DETECÇÃO DE DEMANDAS, EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, INSERÇÃO SOCIAL, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E AVALIAÇÃO DE ÍNDICES SOCIAIS
Tema: Saúde
Resumo: INTRODUÇÃO: O Projeto Além dos Muros tem por objetivo desenvolver ações voltadas à saúde e qualidade de vida no Distrito de Rubião Junior, localizado no entorno de um dos "campi" da Unesp em Botucatu. Trata-se de uma comunidade carente, composta por aproximadamente 3.000 famílias com poder aquisitivo e acesso a serviços inferiores aos parâmetros observados em moradores da região central da cidade. Um objetivo secundário foi a inserção de alunos de diversos cursos da Unesp de Botucatu naquele contexto, incentivando a problematização das dificuldades vividas pela comunidade e a busca de soluções para estas.
MÉTODOS: No seu primeiro ano de existência oficial (2012),foram desenvolvidas ações voltadas à identificação de fatores relacionados à saúde da população. Os trabalhos tiveram a parceria da Secretaria Municipal da Saúde de Botucatu, e utilizaram como base de operações a Unidade Básica de Saúde. Realizou-se inquérito amostral voltado a identificar fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis e falhas em vacinações. Neste ano, as atividades tiveram como foco a escola. Foi estabelecida parceria com a Diretoria da Escola de Ensino Fundamental João Queiroz Marques, que se tornou a base de ações. Reuniões semanais do grupo e quinzenais com a escola definiram as prioridades de ação.
RESULTADOS: Em relação a indicadores de saúde, foram identificados dados positivos (consumo de frutas, feijão e legumes quatro vezes por semana), mas também alto consumo de refrigerantes. Sobrepeso e obesidade atingiam dois terços dos adultos. Tabagismo (64,3%) e etilismo (32,3%) foram comuns em homens. Havia também sedentarismo e ausência de prática de esportes entre os adultos. A vacinação infantil tinha 100% de conformidade, mas entre adultos (especialmente idosos) havia falhas. Os achados foram discutidos e transformados em pauta de reinvindicação de espaços para atividade física nas praças. Na segunda fase do estudo, a partir de demandas da escola, desenvolvemos atividades lúdicas (incluindo seções de cinema) e organizamos ações de reforço de alfabetização (devido à grande prevalência de analfabetos funcionais), que serão iniciadas este semestre. Identificamos também o grave fenômeno da dependência química de drogas ilícitas entre os alunos, e está em andamento discussão sobre atividades para minorar esse problema. Em todas as fases do projeto, o levantamento de demandas se deu em concomitância com ações de informação e orientação em saúde. Cada visita ao campo foi seguida de momentos de reflexão com os alunos envolvidos ( cursos de enfermagem, medicina, biologia, biomedicina, veterinária, nutrição).
Palavras Chave: além, muros, extensão, educação popular, saúde, universidade, comunidade, alfabetização, drogas, vacinação, alimentação,
N.º Autores: 5
  ADIWARDANA, NATANAEL SUTIKNO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  YU, KAIO SHU TSYR
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  SANTALUCIA, GIOVANNA SERRA
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  PEREIRA, VANESSA RODRIGUES
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  GARCIA, TATIANA GIOVANINI
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
  FORTALEZA, CARLOS MAGNO CASTELO BRANCO
OUTRAS - Outras instituições não elencadas
 
| Página Inicial do Evento |